21/09/2011

ENSINE SEU FILHO A CUIDAR DA TERRA

                Quarta-feira, 21 de setembro de 2011.
                Queridas Amigas:

                Achei este artigo numa revista Ana Maria do dia 28/03/2008, que continua atual até hoje.Então resolvi colocar aqui para todas vocês:

                SETE  ATITUDES QUE OS PEQUENOS PODEM ADOTAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE:

                Dê o exemplo!
                Não adianta nada só falar.Se você brigar com a criança porque joga lixo pela janela do carro mas fizer a mesma coisa, não vai obter resultado. Confira como você pode ajudar seu filho a desenvolver algumas pequenas atitudes- pelo bem do nosso planeta!

1- Nada de maltratar pequenos animais:
    As minhocas são repugnantes, assim como aranhas, abelhas e besouros. No entanto, é preciso ter em mente que esses animais são importantes para a existência da vida na Terra. As minhocas arejam a terra, o que ajuda no cultivo dos alimentos. As aranhas, por sua vez, comem outros insetos. Cada animal tem um papel na natureza. Quando você o mata, pode prejudicar o equilíbrio do emio ambiente.
    Para seu filho:
    Sempre que encontrar um besouro na calçada ou em casa, pegue o animal com delicadeza, para não machucá-lo, e leve-o para um lugar onde ninguém pise nele. E evite matar aranhas, formigas e outros bichinhos que andam por aí.
2- Invista nas pilhas recarregáveis:
    Muitos aparelhos eletrônicos e brinquedos precisam de pilhas para funcionar. Mas, depois de algum tempo, elas perdem a carga. Aí, o que você faz? Joga no lixo. Pois saiba que isso não faz bem ao meio ambiente, porque a maioria das pilhas possui mercúrio, um metal altamente tóxico que pode se infiltrar no solo quando elas não são descartadas adequadamente.
     Para seu filho:
     A pilha recarregável é um pouco mais cara, mas pode ser reutilizada várias vezes.Incentive seus pais a comprá-la.
3- Que tal cuidar do jardim?
     Comece a interagir com a natureza. Incentive seu filho a botar  a mão na massa.Isso quer dizer não apenas regar as plantas, mas também cuidar da terra e plantar árvores.Você pode ajudar seu filho a fazer uma horta. Assim, ele verá como os alimentos são produzidos.
      Para seu filho:
      Economize água na hora de regar as plantas. Além disso, o quintal não precisa ser regado todos os dias. Para evitar o desperdício, molhe as plantas apenas no começo da manhã ou no final do dia.
4-   Ande mais de bicicleta:
      Infelizmente, a maioria das pessoas leva em consideração somente o que é melhor para elas, sem se preocupar com o ambiente. Por isso, vão de carro para todo canto, em vez de usar um meio de transportemais limpo, como a bicicleta. Os carros geram muita poluição. Quanto mais evitarmos o seu uso, melhor para o planeta.
      Para seu filho:
      Sempre que der, vá aos lugares de b
icicleta em vez de pedir que seus pais o levem de carro.
5-   Faça um jornal sobre o Planeta:
      Essa é uma maneira criativa de divulgar ideias sobre como ajudar a Terra. E a escola é um ótimo local para isso. Converse com os professores do seu filho e pergunte o que é necessário para criar um jornal estudantil sobre o meio ambiente. Iincentive pais e alunos a ir adiante com esse projeto e, sempre que possível, contribua
       Para seu filho:
       Sugira ao professor de língua portuguesa ou de ciências que a turma crie um jornalzinho sobre o meio ambiente. vocês podem discutir na sala de aula os temas que serão abordados e a melhor maneira de falar sobre eles. Assim, todos participam.
6-    Economize água no chuveiro:
        Esse paraelho é um dos vilões na hora de economizr água. Quando você toma um banho, gasta em média 20 litros de água por minuto - o suficiente para encher 100 copos grandes. Em cinco minutos, você pode jogar fora até 100 litros de água! Esse desperdício é muito grande e precisa ser evitado.
        Para seu filho:
        Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Assim, você diminui o gasto de água pela metade.
7-     Doe o que não quer mais:
        Essa é a melhor maneira de ajudar o planeta, livrar-se do que não quer mais e fazer alguém feliz. Ensine seu filho a doar roupas e brinquedos para quem precisa. Assmi, ele estará produzindo menos lixo e contribuindo com a Terra.
         Para seu filho:
         Que tal dar uma olhada no armário e separar tudo que você não quer ou não usa mais? Descubra onde essas coisas podem ser reaproveitadas. Livros, por exemplo, podem ser doados para uma biblioteca pública. Os brinquedos são muito bem-vindos em hospitais que tratam de crianças. Incentive seus pais a fazer o mesmo!
          Espero que você tenham gostado assim como eu gostei.
         
        

      
      
      
      


.


               

2 comentários:

Unknown disse...

muito legal essa postagem! adorei rsrs Estou te seguindO !

manfarita disse...

Oi minha querida. Obrigada pela visitinha no meu blog. Vim retribuir e te dizer que gostei muito daqui também.
Com relação ao molde da Tilda Frida, é um molde de Tilda magrela, e o que eu fiz foi bordar com linha de costura uma "monocelha" e colocar flores no cabelo, além é claro, de fazer uma roupinha coloridona... só isso. Não dá trabalho não.
Beijos
Paula